Hoje é dia de falar de coisas "sérias" ...
Ou pelo menos, deveriam ser ...
Esta semana, com grande pompa e circunstância, criaram-se os entendimentos necessários (leia-se, distribuição de lugares, cargos e demais tachos ...) para a assinatura do Tratado de Lisboa.
Tal era o entusiasmo do nosso governo, que o nosso "engenheiro" (?) até celebrou com champanhe.
Vejamo, então, aquilo que o Tratado vai dizer e o que pode contribuir para a nossa felicidade... ou não!
1. Temos uma nova figura, Presidente do Conselho Europeu, sem funções executivas, mas com a missão de coordenar as presidências rotativas.
Estão lançadas as bases para um "primeiro-ministro" da Europa ... nestas coisas do Governo, em vez de se começar pela base, começa-se sempre pelo topo
2. "Tacho" n.º 2: Alto Representante da União para os Assuntos Externos e da Política de Segurança: uma espécie de Ministro dos Negócios Estrangeiros da Europa... o n.º 2 do "Governo" da Europa ... (já temos "primeiro" e um ministrozinho!!!)
3. O novo Tratado vai deixar de fazer referência aos símbolos dos estados-membros (moeda, bandeira, hino), mas estes continuarão a existir em cada um dos 27 estados.
Omite-se os símbolos nacionais de cada Estado, mas não desaparecem ... então, para quê? Já sei, para desaparecerem de vez, um dia ...
4. Deixa de haver veto em algumas matérias mais sensíveis, logo é mais difícil chumbar propostas (os países mais pequenos terão mais dificuldade em chumbar as propostas das potências europeias ... a lei do mais forte prevalece)
5. Reduz-se o número de comissários: uma boa notícia! Agora adivinhem quais os países que ficarão com comissário nas pastas mais importantes ...
6. Esta é engraçada (e confusa!): a Carta Europeia dos Direitos Fundamentais não figurará no Tratado, mas terá carácter vinculativo.
Mais engraçado ainda: apesar de vinculativa, não pode servir para alterar alguma legislação mais sensível dos países mais fortes (se isto é vinculativo, imaginem se não era!)
7. Os cidadãos europeus podem propor matéria legislativa: mas têm que ser no mínimo 1 milhão ! A isto chama-se dar voz ao povo ... esqueceram-se foi de dizer que tem que ser "muitooooooooooooo" povo ... p´ra aí, 1 milhão!!!
8. Mais colaboração policial e judicial: teoria !
Falta ver se na prática esta cooperação resulte e se consegue combater eficazmente a criminalidade (ok ... eu vou sonhando !!!)
9. A União Europeia passa a ter personalidade jurídica única: anos depois de um famoso sketch dos Gato Fedorento, só a União Eurpeia é que ainda não tinha personalidade jurídica!
10. Os Estados podem abandonar a União Europeia: como se alguém pudesse obrigar outro a ficar, contra a sua própria vontade ... já basta a obrigatoriedade económica de terem de se manterem na União
Temos então, o Tratado de Lisboa explicado em 10 pontos.
Isto é verdadeiro "Serviço Público"!
Andam todos a celebrar o facto de termos conseguido o Tratado ... esqueceram-se foi de o explicar ... "just details" !!!
Mas afinal, importam-se de me relembrar por que andava o Sócrates tão contente esta semana ?
Ahh, pois é ... por causa do Tratado !
Que Tratado?
Saturday, October 20, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment