Sunday, August 3, 2008

Minorias ...

É o tema do momento ...

Toda a gente anda a comentar as minorias étnicas e o facto de os tugas (mais exactamente 70%, segundo sondagem do Expresso) não gostarem de ciganos .

Admirados ?
Eu não ...

Antes de mais, eles também nunca morreram muito de amores pelos portugueses (sentimento recíproco, pois então ...).
Têm uma forma de estar na vida pouco sociável e - em muitos casos - pouco recomendável!

E aqui reside exactamente o problema...
A maioria dos ciganos que os tugas (e eu) conhecem, vivem em barracas ou em bairros sociais, não convivem com muitas pessoas que não sejam da sua etnia e vivem de muitos esquemas ...
Isto é o que a grande maioria de nós conhece, logo a imagem que temos deles não pode ser positiva !

Aquilo de que gostamos, depende muito daquilo que conhecemos ...

Se morasse na Amadora ou num qualquer bairro problemático da zona de Lisboa, cheia de africanos, teria uma péssima impressão dos negros (e todos me chamariam racista...).

Mas como o negro com quem mais lido frequentemente é um vizinho, que é cônsul, anda de Mercedes e cumprimenta-me muito simpaticamente, sempre que me vê ...
a minha opinião é boa!

Racistas, nós ?
Não !!! Apenas não vemos muitos bons exemplos à nossa volta !

Fácil de entender ...

1 comment:

Anonymous said...

"eles também nunca morreram muito de amores pelos portugueses"
os ciganos são na sua maioria portugueses, ou julgas que existe o ciganogal onde se fala ciganes?

"Têm uma forma de estar na vida pouco sociável e - em muitos casos - pouco recomendável!"
Como tantas mas tantas pessoas q nao pertencem a esse grupo...

"vivem em barracas ou em bairros sociais"
Incomoda-te? Dá-lhes tu uma casa se eles não a conseguem ter...
Sim há os perguiçosos (como tanto caucasiano q o pouco q ganha vai todo em ferias) mas há os q se limitam a fazer o deles e criar a familia segundo a sua cultura :)

"vivem de muitos esquemas"
como por exemplo um bom advodado gestor ou economista :)

"Mas como o negro com quem mais lido frequentemente é um vizinho, que é cônsul, anda de Mercedes e cumprimenta-me muito simpaticamente, sempre que me vê ...
a minha opinião é boa!"
Upa upa, cargo grande e carro bom já é boa gente, coisa feia!

Nada fácil de entender, um autentico show de racismo

devias ter vergonha

...