Saturday, July 25, 2009

Guerra nas alturas ...

O tema de hoje é uma nova moda que ronda a calçada portuguesas, as ruas e ruelas deste país ...

Sapatos de plataforma ...

Há quem lhe chame revivalismo, quem defenda que o que era moda em décadas passadas, volta a ser moda no início deste novo século ...

Eu não alinho nestas teorias, tenho outras ...

Antes de mais, é uma questão de altura ...
Os últimos estudos têm-nos mostrado que a altura média das portuguesas tem aumentado nas últimas décadas.
No entanto, esta permanente insatisfação do mulherio tuga com a sua altura (ou falta dela), leva-as ao sacrifício diário de tentarem equilibrar-se (qual artistas de circo), pelas nossas esburacadas ruas ... apenas para manterem uma aparência ... mais alta!

Para quem acha que isto é apenas mais uma teoria anti-mulherio, apenas deixo estes nomes: Sarkozy, Berlusconni, Marques Mendes, Tom Cruise ... eles são a prova de que esta luta não é um exclusivo das mulheres ...

Em segundo lugar, esta moda mais tornou-se num concurso virtual, apenas entre mulheres, para elegerem a mais alta de cada rua ...
Todos nós reconhecemos nas mulheres uma enorme sede de competição, principalmente, entre elas ...
Esta moda, é então a aplicação à prática dessa "guerra surda", travada nas alturas, de qual a mais alta ...
Espelho meu, espelho meu, haverá alguém mais alta do que eu ?

Cabe também aqui a questão da estética ... se é bonito ou não, ver as mulheres com plataformas, e se o andar que proporcionam é (ou não) sexy...
Pessoalmente, aprecio mulheres em saltos altos, mais do tipo agulha, mas sem exageros.
Quanto aos sapatos de plataforma, acho-os esteticamente feios e dão um andar do tipo foca ... fora do seu habitat natural.
Acho bem mais sexy um andar proporcionado por sapatos de salto (mas não muito) ou, em alternativa sapatos rasos ... plataformas é que não!

Há ainda a questão da saúde das "felizes" utilizadoras das plataformas ...
Apesar de ainda não me ter debruçado cientificamente sobre essa matéria, parece-me claro que as costas das contempladas não serão as grandes beneficiadas com esta moda ...

Por último, e mais importante, a questão económica: esta moda apenas beneficiará o Sr. Amorim e todos os outros produtores da cortiça.
Como Portugal é o maior produtor mundial de cortiça, não me restam dúvidas, que esta moda levada à prática pelas mulheres portuguesas, mais não é do que o seu sincero contributo para ajudar a economia portuguesa a sair desta crise ...

Bem hajam as mulheres portuguesas !

1 comment:

Anonymous said...

Olá Nuninho:


Como bem sabes, nunca usaria esse tipo de sapatos. Mas gostei de ler estas tuas teorias.

Quem sabe de onde tiras tue stas coisas ? Hihihi

Beijo enorme,


Mariana Lamas