Wednesday, May 12, 2010

O Papa vem à minha rua ...

Na próxima sexta-feira, o Papa passa na minha rua …
Anda tudo num alvoroço a cortar ruas e estacionamentos e até bombas se procuram em caixotes de lixo … como se alguém quisesse fazer mal a um velhinho … tenho respeito pelo Papa, mas não acredito em pessoas de 83 anos que não estejam já decrépitas.

No meio desta emoção que assola a minha rua, preocupam-me duas coisas:
- o não ter conseguido rentabilizar a minha varanda com uns cobres extra, em troca de uma vista privilegiada à passagem do Papa;
- e o facto de deixarem o Papamóvel andar na minha rua … ainda por cima em contra-mão !!!

Comecemos pela primeira.
Mal soube que o percurso do Papa pelo Porto, incluiria a minha rua, iniciei logo uma campanha de sensibilização junto de amigos e conhecidos, convencendo-os das vantagens da localização da minha humilde varanda para avistar a passagem do Papamóvel e seu ilustre passageiro.
Apelei aos mais crentes pela importância da presença do mais representante da Igerja Católica na minha rua.
Apelei aos que não trabalham nesse dia, no quão agradável seria passar umas horinhas a olhar numa varanda para um velhinho a acenar para o Povo.
Apelei mesmo aos que trabalham nesse dia, na importância em fazer uma pausa no trabalho para tomar parte num acontecimento tão mediático.
Nenhum dos meus argumentos convenceu.
Ninguém aceitou pagar 300 € (em dinheiro ou géneros … e em suaves prestações mensais) pelo aluguer da minha varanda para assistir à passagem do Papa.
“Je suis desolé” …

Quanto à segunda.
Que raio de carro é aquele em que o Papa é transportado ?
Duvido que tenha passado na inspecção …
parece um aquário (só que em vez de levar lontras, lá dentro, leva o Papa)...
tem um passageiro que não usa cinto de segurança e ninguém o multa ...
se houver um acidente, aposto que o Papa não veste o colete reflector ...
deve ser o único veículo que não traz livro de instruções, basta-lhe a Bíblia ...
e de certeza que não permite a instalação de cadeirinhas para crianças
(bem, já fui longe de mais … claro que não se permitem criancinhas no Papamóvel, dado os últimos acontecimentos no seio da Igreja …)

E para piorar as coisas, o Papamóvel andará em contra-mão na minha rua, o que também não acho justo …
Não me deixam andar em contra-mão a mim que sou português, jovem, pago os meus impostos em Portugal e trabalho em prol da economia do Porto.
E deixam a um tipo que é alemão, sem idade para conduzir, que não paga impostos cá (e duvido que pague impostos) e nunca fez nada pelo nosso País ou por esta cidade.

Se fosse eu empoleirado num carro, a acenar ao Povo, sem cinto de segurança, a ouvir as músicas do Padre Borga, de certeza que era multado.

Bem, já chega de ideias peregrinas …

No comments: